top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Youtube
  • TikTok
Buscar

Tarifa do aço: Trump confirma aumento para 50% e define data de início



ree

Cobrança de 25% sobre importações de aço e alumínio havia entrado em vigor em 12 de março, afetando parceiros, como Brasil, México e Canadá.


Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (30/5), que irá aumentar as tarifas sobre as importações de aço e alumínio de 25% para 50%, a partir da próxima quarta-feira (4/6), sob o argumento de fortalecer as indústrias norte-americanas.


“É uma grande honra para mim aumentar as tarifas sobre aço e alumínio de 25% para 50%, a partir de quarta-feira, 4 de junho. Nossas indústrias de aço e alumínio estão se recuperando como nunca antes. Esta será mais uma grande notícia para os nossos maravilhosos trabalhadores do aço e do alumínio”, escreveu Trump na rede social Truth Social.


Mais cedo, em um comíssio em Pittsburgh, o presidente já havia dito que planejava aumentar as tarifas. “Não queremos que o futuro da América seja construído com aço de má qualidade de Xangai; queremos que ele seja construído com a força e o orgulho de Pittsburgh”, afirmou o republicano.


Horas depois, pelas redes sociais, ele confirmou a nova taxação e a data de início. A cobrança de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nos EUA entrou em vigor em 12 de março e atingiu o setor siderúrgico de grandes parceiros comerciais do país, como Brasil, México e Canadá.


Impactos para Brasil

Em termos de volume de importação, o Brasil é o segundo maior fornecedor de aço para os EUA, de acordo com dados do Departamento de Comércio norte-americano. Em 2024, ao todo, foram importados do Brasil 4,1 milhões de toneladas.


Os números são menores apenas que os do Canadá, responsável por fornecer 6 milhões de toneladas ao mercado norte-americano. O México fica em terceiro lugar com a exportação de 3,2 milhões de toneladas.

 
 
 

Comentários


Quer contratar algum dos nossos serviços? Envie seu e-mail

Obrigado pelo envio!

bottom of page