top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Youtube
  • TikTok
Buscar

Religião católica encolhe, enquanto evangélica cresce, aponta IBGE.






ree

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (6/6), confirma a consolidação de uma tendência religiosa no país: a redução do número de católicos e o crescimento constante dos evangélicos.


Enquanto em 2010 os católicos representavam 65,1% da população, em 2022, esse percentual caiu para 56,7% — trata-se do menor número registrado desde 1872, data do primeiro levantamento do segmento religioso no Brasil. No mesmo período, a presença evangélica saltou de 21,6% para 26,9%, um recorde no país.


A virada se dá de forma gradual, mas consistente. Entre as possíveis explicações para isso está a queda do catolicismo entre os mais jovens e o avanço evangélico sobre o grupo. A religião, apesar de ainda liderar a fé no país, perde espaço especialmente entre os mais jovens.


Na faixa etária de 10 a 14 anos, apenas 52% se declaram católicos, já entre os evangélicos esse grupo etário representa a maior proporção: 31,6%. A tendência é inversa entre os católicos, cuja presença cresce com o envelhecimento. Cerca de 72% das pessoas com 80 anos ou mais seguem a religião católica, por exemplo.


Já entre os que se declararam como “sem religião”, o maior percentual é observado entre jovens adultos, de 20 a 24 anos (14,3%). O dado também indica uma possível continuidade da mudança no perfil religioso do país.


A religião evangélica é a mais comum entre pessoas negras: 30% dos que se declaram pretos são evangélicos. Já entre os católicos, predominam pessoas brancas (60,2%).


O Censo ainda revela que as pessoas autodeclarado pardas têm presença majoritária ou muito significativa nas principais religiões do país, especialmente entre os evangélicos e os sem religião, que são os grupos que mais crescem no Brasil.



📸 Agência Brasil

 
 
 

Comentários


Quer contratar algum dos nossos serviços? Envie seu e-mail

Obrigado pelo envio!

bottom of page