top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Youtube
  • TikTok
Buscar

Mesmo antes da fusão com podemos, PSDB articula nova federação com republicanos e cidadania.



ree

Antes mesmo da fusão com o Podemos ser sacramentada, dirigentes do PSDB, presidido pelo ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, já trabalham em outra articulação em busca de garantir a sobrevivência e relevância do partido no cenário político: a construção de uma nova federação. As negociações envolvem conversas com Republicanos e Cidadania, mas ainda enfrenta resistências internas e impasses políticos. As informações são do Jornal O Globo.


De acordo com integrantes da executiva nacional tucana, as conversas com Republicanos e Cidadania estão em curso e têm como objetivo estruturar uma federação logo após a conclusão da fusão entre PSDB e Podemos, prevista para ser oficializada em junho. A proposta é criar uma frente política de centro-direita que possa disputar espaço no Congresso Nacional e nas eleições de 2026.


No entanto, o caminho não tem sido simples. O Cidadania, que integrou uma federação com o próprio PSDB desde 2022, rompeu oficialmente a parceria em março deste ano, alegando prejuízos eleitorais e perda de representatividade nos legislativos estaduais, municipais e federal. Parte da direção da legenda ainda resiste a retomar uma aliança nos mesmos moldes, mesmo diante de um cenário partidário em reconfiguração.


Já com o Republicanos, os obstáculos são outros. A sigla foi cortejada por União Brasil e PP, que anunciaram nesta semana a criação de uma das maiores federações do país, mas optou por não aderir ao bloco. Internamente, líderes do Republicanos avaliam que uma federação com PSDB e Podemos, neste momento, não traria benefícios políticos imediatos.


A própria fusão com o Podemos, ainda não é algo que está sacramentado, apesar dos tucanos a darem como certo. Na legenda do deputado federal Glaustin da Fokus, presidida nacionalmente por Renata Abreu, há setores que torcem o nariz com relação à fusão. Ainda haverá uma reunião para que tudo esteja alinhado.


Foto: Divulgação


 
 
 

Comentários


Quer contratar algum dos nossos serviços? Envie seu e-mail

Obrigado pelo envio!

bottom of page