Gripe aviária: Goiás confirma primeiro caso em aves de subsistência.
- Marlon Ferreira da Silva

- 14 de jun.
- 1 min de leitura

Cerca de 100 galinhas morreram após apresentarem sinais como asas caídas, secreção nasal, dificuldade respiratória, apatia, diarreia e edema de face. O foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) foi divulgado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).
Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o caso de gripe aviária em aves de subsistência não compromete o status sanitário do Brasil, pois não envolve aves comerciais.
“Mesmo sendo um caso isolado, sem impacto no comércio de produtos avícolas, a confirmação reforça a necessidade de intensificarmos as medidas de contenção e de vigilância. Já mobilizamos nossas equipes para atuarem na área afetada, com ações de controle sanitário, investigação epidemiológica e reforço das orientações à população”, disse Ramos.
Outra suspeita de gripe aviária notificada em Montes Claros (MG) testou negativo para H5N1 nessa sexta-feira. Em nota, a agência ressaltou que embora o caso tenha sido negado, “a vigilância permanece reforçada em todo o território estadual”.
Fonte: Metrópoles
📸 Paula Bronstein/Getty Images





Comentários