Cúpula de presidentes defende aliança global em meio a embates com Trump.
- Marlon Ferreira da Silva

- 21 de jul.
- 1 min de leitura
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Gabriel Boric (Chile), Pedro Sánchez (Espanha), Yamandú Orsi (Uruguai) e Gustavo Petro (Colômbia) assinaram uma carta conjunta, nesta segunda-feira (21/7), onde reforçam a necessidade de uma alinha global em favor da democracia. O documento é assinado durante a reunião de Alto Nível “Democracia Sempre”, realizada no Palácio de la Moneda.
A reunião foi marcada antes do aumento das ofensivas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. O encontro destacou a necessidade de um posicionamento mais firme de diferentes países diante do aumento de ataques contra a democracia, ponto citado por Lula durante um discurso.
“Somos plenamente conscientes de que o mundo atravessa um período de profunda incerteza, no qual os valores democráticos são desafiados de forma permanente. Diante disso, acreditamos que é um imperativo ético e político impulsionar uma estratégia comum para enfrentar fenômenos globais como a crescente desigualdade, a desinformação, os desafios apresentados pelas tecnologias digitais e a inteligência artificial”, diz trecho do documento.

📸 Sebastião Rodríguez/Governo do Chile





Comentários