BC eleva taxa Selic , que agora é a maior em quase 20 anos.
- Marlon Ferreira da Silva

- 7 de mai.
- 1 min de leitura

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central desacelerou o ritmo de alta de juros e elevou nesta quarta-feira (7), em decisão unânime, a taxa básica Selic em 0,5 ponto percentual, de 14,25% a 14,75% ao ano –maior nível registrado em quase duas décadas.
No comunicado, o colegiado do BC não deu pistas sobre os próximos passos e falou em flexibilidade e cautela. "O cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação", disse.
O comitê seguiu o plano desenhado em março, quando indicou que continuaria subindo os juros diante do panorama "adverso" para a convergência da inflação à meta e da elevada incerteza. Embora não tenha antecipado qual seria o ritmo específico, afirmou que previa um ajuste menor do que 1 ponto percentual –intensidade adotada em três reuniões seguidas, desde dezembro de 2024.
Da Folhapress





Comentários